quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


AT!TUDE SUSTENTÁVEL!

Mas o que é Sustentabilidade?


Um dia desses fui olhar no dicionário qual era o significado de SUSTENTABILIDADE e encontrei: “(sustentável+i+dade) Qualidade de sustentável”. Procurei portanto, a palavra SUSTENTÁVEL, e lá estava: “(sustentar+vel) Que pode ser sustentado”. Fui então ver a palavra SUSTENTAR e ele apresentava simplesmente 22 definições diferentes. Uau! Pois é, assim como muitas coisas que fazem parte de nossa existência, não existe uma única e absoluta verdade para responder ao questionamento feito no título. Principalmente neste universo dinâmico onde nosso planeta está em constante movimento e transformação.
Atualmente a definição mais aceita e utilizada diz que sustentabilidade, ou desenvolvimento sustentável (que teoricamente é, ou pode ser, a mesma coisa), é aquilo que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras suprirem às suas próprias necessidades. Este conceito foi proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) através de sua Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento quando publicou o Relatório Brundtland em 1987. Na verdade o nome deste documento é Nosso Futuro Comum (Our Common Future) e resultou do trabalho da Comissão presidida pela ex-primeira ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, com o ex-Ministro das Relações Exteriores do Sudão, Mansour Khalid, como vice-presidente. Ao todo foram membros de 21 governos que participaram, inclusive o Professor Paulo Nogueira Neto Paulo representando o Brasil.
Ser sustentável não é uma tarefa fácil, seja pra quem for, independente de “onde”e “como”. Acho que podemos concordar que o fato de nós existirmos já causa impacto no ambiente, e o que podemos e precisamos fazer é conseguir minimizar este impacto da melhor forma, certo? Isso serve para cada um de nós, indivíduos, pessoas físicas, cidadãos, e serve também para os governos, organizações e empresas. Mas tem que ser um sentimento verdadeiro, uma vontade real, uma atitude orgânica, sabe aquela coisa que flui naturalmente? É isso. Fazer algo só porque os outros estão cobrando, ou só para aparentar ser “sustentavelzinho” não adianta nada. E a sustentabilidade representa um desafio mundial, pois ela deve ser economicamente viável, socialmente justa, culturalmente aceita e ecologicamente correta. Bonitas palavras, que na prática, dão um enorme trabalho para acontecer de forma correta. Temos um longo caminho pela frente e todos podem e precisam colaborar.
Lembra que eu disse que busquei a definição sobre sustentabilidade? Que tal se você fizer a mesma coisa? Dá uma olhada no significado da palavra SUSTENTAR, veja quantas definições aparecem no seu dicionário. E por que será que essa grande variação existe? E qual a importância da sustentabilidade pra nossa vida? Vale gastar um tempinho pra pensar nisso, refletir, viajar nas ideias, aproveitando para observar o mundo que está ao nosso redor.
Quando eu trabalho o tema “sustentabilidade” com a criançada, costumo dizer que sustentabilidade é: “saber cuidar e saber usar”…, “saber usar e saber cuidar”…, “saber cuidar e saber usar”…
Fuçando na internet achei um blog que publicou frases de pessoas que responderam à pergunta “O que é sustentabilidade pra você?” e lá encontrei a melhor definição que já vi até hoje: “Sustentabilidade pra mim é construir sem destruir” (Edney Souza). Não sei quem é este cidadão, não o conheço, mas deixo aqui os meus parabéns pela forma como ele enxerga o mundo, e espero que suas palavras sejam inspiradoras para que cada vez mais a sustentabilidade seja uma realidade, e que a vontade e a força pra isso esteja dentro de cada um de nós!

Um comentário: